Quinta-feira, 14 de Abril
MAIS
A procura do Chamets: BEDIKAT HAMETZ
Depois de ter limpado meticulosamente o conjunto da casa de maneira a eliminar todas as migalhas e restos de alimento, na quinta-feira 14 de abril , pela noite, a partir de 18h40, devemos procurar o Chamets na casa toda, segurando na mão uma vela acesa. É costume colocar espalhados pela casa dez pedaços de Chamets embrulhados em papel antes de começar esta procura.
Antes de começar a procura se dirá o seguinte :
Baruch Ata Adon’ai Elo’Henu Melech Haolam Asher Quideshanu Bemitsvotav Vetsivanu al Biur Chamets.
Bendito sejas Tu, Eterno nosso D’us, Rei do universo, que nos santificou por Seus Mandamentos e nos ordenou destruir o Chamets.
Logo depois, com a luz de uma vela (o costume Chabad dita que esta procura seja feita também com a ajuda de uma colher de madeira, uma pena de pássaro e um saco de papel no qual será colocado o Chamets que tenha sido encontrado), se procurará o Chamets em cada um dos quartos e em todos os lugares da casa onde ele possa ser encontrado (sótão, porão, garagem, ou carro). Fazer a procura também nos estabelecimentos profissionais.
Ao terminar a procura, se recitará a fórmula seguinte:
“Que todo o Chamets que está em minha posse, que eu não tenha visto, ou que eu não tenha destruído e do qual não tenho conhecimento, seja considerado como inexistente e sem valor, como o pó da terra”.
”. “KOL RHAMIRA VERHAMIA DEIKA BIRSHUTI DELA RHAMITE UDELO BIARTÉ UDELO YEDANA LEI LIBATEL VELEHEVE HEFKER KEAFRA DE ARA”
Depois se levará todos os 10 pedaços de Chamets que tenha sido encontrado durante a busca e se colocará num lugar seguro (nosso costume é de colocar o Chamets no saco de papel que serviu para a procura) com a finalidade de não espalhá-lo, e para que ele possa ser queimado na manhã seguinte. Os alimentos que temos a intenção de vender ou de consumir posteriormente serão colocados de lado. Nos quartos onde se coloca o Chamets vendido e que não será utilizado durante Pessach, não é necessário fazer a procura do Chamets.