Faça já sua reserva de Hala pelo Zap! Rerseve your Hala on WhatsApp!
Faça já sua reserva de Hala pelo Zap! Rerseve your Hala on WhatsApp!
Faça já sua reserva de Hala pelo Zap! Rerseve your Hala on WhatsApp!
Rabinado do Rio
הרב הראשי ואב''ד ריא דע זשאניר
CHITAS – CHITAT
ESTUDO DIARIO
CHITAS – CHITAT
ESTUDO DIARIO
A palavra "Chitat" é composta pelas iniciais das palavras "Chumash"(o Pentateuco),
"Tehilim" (Salmos), e "Tanya" (livro básico da Chassidut Chabad do Admur Hazaken). Trata-se de três estudos cotidianos estabelecidos pelo Rabi Rayats.
Entre os Chassidim Chabad, transmite-se de uma geração à outra, uma prática instaurada pelo Admor Hazaquen, que consiste no estudo diário de uma Parashá do Chumash, com o comentário de Rashi, correspondente à Sidra da semana. Ela foi adotada por todos nossos mestres, chefes dos Chassidim Chabad. citação do Hayom Yom data do 19 Tevet
Chumash - O Humash é composto pelos Cinco Livros da Torá que são Berishit (Gênesis), Shemot (Êxodo), Vaikra (Levítico), Bamidbar (Números), e Devarim (Deuteronômio). O Humash é composto por seções chamadas Parasha (no plural, Parashiot) ou Sidra (no plural, Sidrot). Estudamos uma seção da Torá por semana. Cada seção da Torá (Parasha) é também dividida em 7 partes ou porções de uma Parasha que correspondem aos 7 dias da semana. Estudamos então uma porção da Parasha por dia. O estudo do Humash é semanal. Este estudo consiste em aprender, no domingo, o Rishon da Parashá da semana (a porção da Parasha do primeiro dia da semana), o Sheni (a porção do segundo dia da semana) na segunda-feira e assim por diante até o Shabat. Desta maneira a leitura e o estudo dos 5 Livros do Humash é concluído todo ano no dia de Simchat Torá. Este dia é um dia de Festa do calendário judaico (Yom Tov), e a conclusão do Pentateuco é o motivo de uma grande celebração e de uma imensa alegria acompanhada de danças com os rolos da Torá nas sinagogas em todas as comunidades.
Os versículos do Humash são estudados com o comentário do Rashi. O temor de D´us é despertado naquele que estuda o Humash com o comentário do Rashi. Por outro lado, o Admur Hazaken explicou aos Chassidim que “devemos viver no tempo atual”. O Maharil, irmão do Admur Hazaken, explicou o significado desta expressão: “devemos viver segundo os ensinamentos da Parasha da semana”. É então muito importante estudar o Humash regularmente segundo a repartição diária da Parasha.
Tehilim, (Os Salmos)
Por outro lado, devemos ler (pronunciar) também os Tehilim (Salmos) da maneira que eles estão repartidos entre os dias do mês. Assim, a leitura dos cinco livros dos Salmos acaba todo mês. Além disso, eles são lidos uma segunda vez, no último Shabat do mês, quando o mês seguinte é abençoado. No total, são então 300 Tehilim que são lidos mensalmente; trezentos é o valor numérico do termo hebraico “Kaper”, “redimir-se de seus pecados”.
Tanya
O Tanya, finalmente é estudado segundo um ciclo anual com uma repartição específica quando há um ou dois meses de Adar segundo mês de Adar. O estudo do Tanya é concluído todos os anos, no 19 de (Iud Teth) Kislev, Rosh Hashana da Chassidut. É um antigo costume estudar todo dia um capítulo do Tanya antes da reza da manhã para estimular a concentração durante a reza ajudar na submissão perante D´us.
O Rabi Rayats destacou que o versículo 5 do capítulo 35 da Gênese faz alusão ao estudo do Chitat: “E o temor (Chitat) de D´us se espalhou pelas cidades”. Assim, o estudo do Chitat permite proteger a pessoa das coisas indesejáveis e revelar a bênção em tudo.
O estudo do Chitat está relacionado à festa de Shavuot (entrega da Torá), que é também o dia da Hilula (aniversário de falecimento) do rei David e do Baal Shem Tov. Na verdade, a entrega da Torá foi realizada por intermédio de Moshé, que redigiu o Chumash. O rei David escreveu os Tehilim e o Tania é uma apresentação racional da obra do Baal Shem Tov.
