Jejum do 10 de Tevet 5782. Terça 14 de dezembro de 2021

Jejum do 10 de Tevet.

Asarah BeTeves, a data do dia 10 do mês de Tevet comemora o cerco de Jerusalém em 424 a.C. pelo rei da Babilônia, o ímpio Nabucodonosor, que terminou com a conquista da cidade e a destruição do primeiro Templo.

No dia de jejum, todos devem examinar e retificar suas ações nos dias de jejum, pois seu objetivo não é a aflição, mas o arrependimento, e o jejum é apenas um meio para esse fim.

A data de 10 Tévet marca o inicio do cerco de Jerusalém. Nevoukhadnetsar, rei da Babilônia, marchou com seu exército contra Jerusalém. Como relata o versículo: "No nono ano de seu reinado, no décimo mês, Nevoukhadnetsar, rei da Babilônia, marchou com seu exército contra Jerusalém. acampou sob suas paredes e eles ergueram trincheiras em seu circuito: a cidade sagrada ficou cercada até o décimo primeiro ano do reinado do rei Sedecias. No nono dia do mês, houve fome na cidade e faltou pão ao povo”. (Rei 25:13 ).

O cerco da cidade durou um ano e meio. Os estoques de alimentos estavam diminuindo, deixando uma situação de fome sem precedentes para os habitantes de Jerusalém. No dia  9 de Tamuz, os arredores da cidade ruíram, permitindo a entrada de hordas de soldados de Névoukhadnétsar.

A data de 10 Tévet marca o início do fim, o início do pior que será para acontecer com a destruição do Templo Sagrado de Jerusalem :  do cerco de Jerusalém.  Por esta razão o jejum do 10 de Tevet é o mais duro e mais triste: marca o inicio de uma enorme tragédia ainda não resolvida.... Só com a vinda de Mashiah e acrescentar amor gratuito ao próximo e atos ingênuos de bondade.

Jejum do 10 de Tevet 5782. Terça 14 de dezembro de 2021