top of page
Faça já sua reserva de Hala pelo Zap! Rerseve your Hala on WhatsApp!
Faça já sua reserva de Hala pelo Zap! Rerseve your Hala on WhatsApp!
Faça já sua reserva de Hala pelo Zap! Rerseve your Hala on WhatsApp!
Rabinado do Rio
הרב הראשי ואב''ד ריא דע זשאניר
FR
FR
PT
EN
HE
Saúde
B’SD
UM CORPO SADIO DE VERDADE
Nosso corpo produz calor pela combustão dos alimentos. Uma vez introduzidos no corpo, os alimentos se combinam com o oxigênio nas células. A combustão ou oxidação produz energia e libera calor. O sangue o absorve e o transporta às diferentes do corpo. Quando fazemos um exercício físico ou que nos deslocamos rapidamente, a circulação do sangue é ativada, o que aumenta o calor habitual. Ficamos assim com mais calor. É por isso que é bom não ficar imóvel no inverno. Com o movimento, o sangue está ainda quente quando chega nas mãos e pés. No verão, o corpo absorve mais calor do ar ambiente e a circulação mais rápida do sangue aumenta nosso sensação de desconforto. O excesso de calor se desprende sob a forma de transpiração, que contribui para sua evaporação e para refrescar o corpo. Num dia quente, uma pessoa pode chegar a perder três litros de água, o que provoca sede.
É bom beber muito líquido no verão, mas não gelada. Muita bebida gelada ativa a circulação do sangue, e só faz aumentar a sensação de calor. Alguns alimentos, aqueles ricos em proteínas, como a carne, os ovos e o peixe, aumentam o calor do corpo. As refeições leves, as frutas e os legumes pelo contrário ajudam a combater os calores do verão.
A temperatura do corpo é uma coisa maravilhosa. Quando está normal, é sinal que o organismo funciona bem. As pessoas saudáveis não devem tirar a sua temperatura todo dia. Por outro lado os médicos aconselham fazer um controle completo pelo menos uma vez por ano.
O que esquecemos freqüentemente é que a saúde física não é a única coisa que faz com que a pessoa seja verdadeiramente saudável. A saúde espiritual é certamente tão importante quanto a física. Pode até se afirmar que não há corpo verdadeiramente sadio sem uma alma sadia. Infelizmente, não existem termômetros para medir a “temperatura” da alma. É esta a razão pela qual é necessário se submeter também a “check-ups” periódicos, ou até mais freqüentes, para a saúde espiritual. Estes controles fixos, nós os possuímos. Uma vez por ano, antes de Rosh Hashaná, passamos por um “check-up” completo. O mês de elul é reservado para este exame. As pessoas preocupadas com sua saúde espiritual fazem um “check-up” regular, a cada mês, na véspera de Rosh Chodesh. Algumas ainda mais cuidadosas fazem um controle diário, quando dizem o Shema, de noite antes de ir para a cama. E o “termômetro” utilizado para esses controles é o Shulchan Aruch, que permite ver se as ações, as palavras e os pensamentos quotidianos correspondem aos de uma vida judia sadia, em completa harmonia com a Torá e as Mitsvot.
Medir a temperatura do corpo só exige três minutos. Ninguém duvida que a alma não merece menos do que isso. Se quiséssemos separar todo dia três minutos para “tirar a nossa temperatura espiritual”, seriamos certamente mais sadios, tanto do corpo quanto da alma.
bottom of page