Ruth, o Livro dos Salmos, Job, o Livro dos Provérbios, o Livro do Eclesiasta, o Cântico dos Cânticos, A Lamentações, Daniel, o Livro de Esther, Ezra, Nhémie, o Livro das Crônicas.
- Os Comentários, (sobre os profetas e os Hagiografos)
3400 Siméon Hatzadik (o Justo) o último membro da Grande Assembléia
3460 Antigone de Sokho
3500 Jossé ben Joezer e Jossé ben Johanon
3560 Josué ben Perachia e Nittaï de Arbelles
3621 Juda ben Tabbaï e Siméon ben Chatach
3722 Chmaïa e Avtalyon
3728 Hillel e Chammaï
3768 Rabban Chimon ben Hillel e Rabbi Johanan ben Zackaï
3800 Rabban Gamliel ben Chimon e discípulos do Rabbi Johanan ben Zackaï
3810 Rabban Chimon ben Gamliel e Rabbi Akiba
3828 Rabban Gamliel e discípulos do Rabbi Akiba
3881 Rabban Chimon ben Gamliel
3910 Rabbi Yehuda Hanassi-redator da Mishnah
3979 Seus filhos: R. Simon e R. Gamliel,
e seus discípulos: R.´Hiya, Rav, Samuel, R. Johanan
4010 R. Huna, R. Judá, R. Nahman, R. Kahana
4060 Rabbah e R. Joseph
4085 Abaié e Rava
4127 Rav Achi e Ravina
4260 O Talmud é acabado pelo Rav Achi, Ravina e seus discípulos
Torá e Massorah
A. A Torá escrita, (Torá Chebictav)
O Pentateuco, os Profetas, os Hagiografos.
[O “TeNaKh, abreviação de Tora (os 5 Livros), Neviim (os Profetas), Ketuvim (as Escritas)], (A Bíblia)
1. O Pentateuco. (Os cinco Livros de Moisés).
Moisés escreveu os cinco livros da Tora. Mesmo as frases que se relacionam a sua própria pessoa foram escritas por ele, mas na terceira pessoa, pois cada palavra foi ditada por D´us.
Os 613 Mandamentos. A Torá narra como D´us criou o universo, a origem da humanidade começando por Adão (Adam) e Eva (´Hava) que foram feitos “segundo a imagem de D´us”, a vida de Abraão (Avraham), Isaac (Ishak) e Jacob (Yaacov), como o povo judeu se tornou uma nação escolhida por D´us para criar “um reinado de sacerdotes e uma nação santa”. A Torá possui 613 prescrições, sendo 248 obrigações (ordenando o que temos que fazer) e 365 defesas (ordenando o que não devemos fazer). Os preceitos e mandamentos se relacionam com cada fase da vida de um judeu, no que diz respeito ao jeito de venerar D´us, a fim de atingir o nível moral mais elevado.
2. Os profetas:
Os Livros dos Profetas compreendem: Joshua, os Juizes, Samuel, os Reis, Jeremia, Ezequiel, Isaïe e os “Treassar “: os Doze Profetas, Osée, Joel, Amos, Obadia, Jonas, Michée, Nahoum, Habacouc, Céfania, Aggée, Zacharia, Malachie.
3. Os Hagiografos
Eles compreendem: Ruth, os Salmos, Job, os Provérbios, o Eclesiasta, o Cântico dos Cânticos, as Lamentações de Daniel, Esther, Ezra e as Crônicas.
Todos os Livros foram escritos por um ou outro de nossos profetas com a inspiração Divina “Roua´ch Hakodeche”.
Os Livros de Samuel, dos Reis, d´Ezra, e das Crônicas são subdivididos em : Samuel I e Samuel II; Reis I e Reis II; Ezra e Nehemie; Crônicas I e Crônicas II.
Nós tivemos no total 48 Profetas e 7 profetas mulheres cujas profecias foram registradas por causa de sua importância eterna.Tiveram outros profetas, em Israel, o tempo todo, mas como estes tinham visões restritas somente a sua época, eles não foram registrados.
B. A Lei Oral. (Tora Chebal Peh)
1. Massorah (tradição)
Além dos Preceitos, Mandamentos e Interdições que encontramos na Torá, D´us deu a Moisés as leis que ele aprendeu de cor para transmiti-las oralmente a seus sucessores que, por sua vez, deviam fazer com que elas fossem respeitadas de geração em geração. (Eis a explicação da palavra “Massorah” que quer dizer: transmitir). Assim, nós respeitamos numerosas leis e costumes transmitidos pela tradição, como se eles estivessem escritos na Tora.
A Masorah compreende tudo o que Moisés aprendeu de D´us sem anotar por escrito, mas transmitindo oralmente a seus sucessores. A Massorá passou de geração em geração na ordem seguinte:
Moisés a transmitiu a Josué, Josué aos anciãos, os anciãos aos profetas, os profetas aos membros da grande assembléia (durante o exílio da Babilônia). O último membro da grande assembléia era Simon o justo (ele era grande Sacerdote do Segundo Templo). Ele transmitiu a tradição a Antigone de Sokho.
Depois, a Tora oral foi transmitida na seguinte ordem:
Jossé, filho de Joéser e Jossé, filho de Johanan.
Josué, filho de Pera´hia e Nittaï de Arbelles,
Judá bem Tabbaï e Simeon bem Chata´h.
Chmaïa e Avtalyon.
Hillel e Chammaï,
Rabbi Johanan, filho de Zackaï e Rabban Shimon, filho de Hillel (Hazakene, o primeiro).
Rabban Gamliel (Hazaken) filho do Rabbi Shimon,
Rabbi Eleizer,
Rabbi Josué, filho de ´Hanania,
Rabbi José o Sacerdote,
Rabbi Simeon, filho de Nathanael e Rabbi Elazar, filho de Ngaroch,
Rabbi Akiba e Rabban Chimon, filho de Gamliel,
Rabban Gamliel,
Rabbi Nehemia,
Rabbi Shimon, filho de Yo´haï,
Rabbi Elazar, filho do Rabbi Simeon,
Rabbi Meir,
Rabbi Yehuda,
Rabbi Elazar, filho de Chamoua,
Rabban Shimon, filho do Rabban Gamliel,
Rabbi Yehouda Hanassi, filho da Rabban Chimon, conhecido sob o nome de
“ Rabbénu Hakadoch” (Nosso Santo Mestre) ou simplesmente “Rabbi”.
2. A Michnah:
De Moisés até Rabbenu Hakadoch as leis da Tradição foram aprendidas de cor e transmitidas oralmente de geração em geração. Entretanto, Rabbenu Hakadoch, temendo que as dificuldades e as perseguições que iam aumentando impedissem os judeus de se lembrar de todas as leis da Massorah, decidiu registrá-las por escrito. Grande erudito e também rico, ele chamou os maiores Sábios de sua época e consignou por escrito todas as leis orais e todas as interpretações da Tora que eles tinham aprendido de seus Mestres.
Eles dividiram todas esses grandes Conhecimentos em seis partes:
1) Zeraïm (Sementes) – Leis da agricultura.
2) Moede (Periodos) – Leis que regem o Shabat e as festas.
3) Nachim (Mulheres) – Leis que se referem ao casamento.
4) Nezekin (Os danos) – Leis civis e criminais.
5) Kodachim (Coisas santas) – Leis que se referem aos sacrifícios no Templo de jerusalem. 6)Taharoth (Pureza) – Leis que se referem à pureza e impureza.
Além do mais,
cada parte foi subdividida em tratados (Messikhtoth),
cada tratado foi divido em capítulos e
cada capitulo foi dividido em Michnayoth.
3- A Guemara:
- As Michnayoth foram escritas com muita precisão, sem discussões e divergências de opinião. Mais tarde, os discípulos do Rabbenu Hakadoch discutiram e examinaram essas Michnayoth de uma maneira mais aprofundada nas “Tossefoth” e “Braïtoth”.
- Os grandes Sábios que viveram depois da redação e do final da Michnah e que estudaram, examinaram, discutiram e interpretaram as Michnayoth, foram chamados Amoraïm o que quer dizer “doutores do Tamud” ou “comentadores”. Assim, as Michnayoth foram estudadas e aprofundadas nas grandes Yechivoth de Israel e na Babilônia, mais ou menos 400 anos depois da destruição do Segundo Templo.
- Finalmente, Rav Achi, um dos maiores Sábios de sua época e que não era somente erudito, mas também rico, decidiu escrever as leis e interpretações que sua geração tinha recebido oralmente da precedente, com medo de que muitas leis e comentários pudessem ser esquecidos, devido às dificuldades e aos sofrimentos que se multiplicavam contra o povo judeu. Com Ravina e outros Chefes de Yechivoth da Babilônia, eles as juntaram e construíram a Guemara .
– o Talmud Bavli (Talmud da Babilônia) que, aos olhos dos judeus é considerado sagrado e estudado até hoje em dia. Os Sábios de Israel já tinham recolhido o Talmud Yerouchalmi ( Talmud de Jerusalém) que é também sagrado e que os sábios judeus estudam até hoje.
3. Rabbanan Sebourai:
Chamamos assim os Sábios que viveram depois da redação e da finalização da Guémara. Estes, não adicionaram nem tiraram nada do Talmud, tentaram somente compreendê-lo e interpretá-lo.
4. Gheonim:
chamamos assim os grandes Sábios, sucessores dos Rabbanan Sebouraï.Eles foram durante muitos anos os chefes das academias Tamudicas da Babilônia. O último dos Gheonim era o Rav Haï Gaon.
5. Richonim e A´haronim: (primeiros e últimos codificadores).
Depois dos Gueonim, vieram os grandes eruditos como
Rabbenou Hananel,
Rabbi Issac Alfassi,
Rabbi Gherchom Meor Hagola “ A Luz da Diáspora”,
Rabbi Josef Ibn Migach,
Rachi,
Rambam (Maïmonides) e outros.
Rachi (Rabbi Salomon Its´haki) tornou-se famoso para sempre pelos seus comentários da Tora e do Talmud, pois, sem seus comentários teria sido quase impossível compreender a Tora ou o Talmud, Maïmonides também fez seu nome tornar-se imortal pelo seu “Mishnei – Tora”, a codificação de todas as leis de Israel.
Os netos do Rachi com outros Sábios eminentes compilavam os “Tossafoth”.
Grandes Sábios que viveram mais tarde recolheram as decisões e acordos definitivos que se referiam às leis controvérsias, codificadas pelos Richomim, e as arrumaram da maneira correspondente.
O mais famoso desses juristas foi o Rabbi Jacob, filho do Rache
ou Rabbi Acher, filho de Ye- hiel.
Rabbi Jacob é o autor dos “Turim”.
Mais tarde, o Rabbi Joseph, filho do Rabbi Efraïm (Karo) examinou novamente as decisões jurídicas e as reformulou no seu famoso Livro “Choul´han-Aroukh” (Mesa arrumada) para que cada judeu pudesse aprendê-las e compreendê-las.
Cada geração possui grandes eruditos cujo conhecimento da Tora serve de guia e de luz para Israel inteiro. A santa Torá – a Torá escrita, assim como a Torá oral, é um presente Divino que nos foi dado no Monte Sinaï pelo intermediário de Moisés que a transmitiu a seu sucessor Josué e assim por diante, até hoje em dia. Como D´us é eterno, a Torá que ele deu é eterna também e, estudando a Torá e observando suas leis e seus mandamentos, o povo judeu é eterno também.
A MISHNAH
I - ZRAIM
Brakhoth
Peah
Dmaï
Kil´aïm
Chviith
Trumoth
Maasroth
Maasser-Chéni
´Hallah
Orlah
Bicurime
II - MOED
Chabath
Eruvine
Pssa´chim
Yuma
Sucah
Yom-Tov
Roch-Hachanah
Taanith
Meghilah
Moède-Katan
´Haghigah
III - NACHIM
Yebamoth
Ctouboth
Ndarime
Nazir
Sottah
Ghitine
Kidouchin
IV - NEZIKIN
Baba-Kamma
Baba-Mtzia
Baba-Bathra
Sanhedrin
Maccoth
Chvouoth
Edayoth
Avodah-Zarah
Aboth
Horayoth
V- KODACHIM
Zva´him
Mena´hoth
´Hullin
Be´horoth
Erkhin
Tmurah
Critoth
Meilah
Tammid
Midoth
Kinim
VI TAHAROTH
Kelim
Ohaloth
Negaïm
Parah
Taharoth
Mikvaoth
Niddah
Ma’hchirin
Zavim
Tvul-Yom
Yadaïm
Uktzin
Algumas datas importantes do início da História Judaica
D´us criou Adão e Eva no sexto dia depois da criação do mundo
Falecimento de Adão aos 930 anos 930
Noé 1056-2006
O dilúvio 1656
Abraão 1948-2123
Isaac 2048-2228
Jacob 2108-2255
Os filhos de Israel no Egito (escravidão) 2238-2448
Moisés 2368-2488
O êxodo do Egito 2448
A revelação no monte Sinaï e a promulgação da Torá 2448
Os judeus no deserto 2448-2488
Os judeus entram no país de Canaan 2488
O rei David 2854-2924
O rei Salomão 2912-2964
Construção do Primeiro Templo 2928
Morte de Salomão. O reinado é divido em dois 2964
Destruição do Primeiro Templo 3338
Exílio na Babilônia 3338-3408
O Milagre de Pourime 3404-3405
Construção do Segundo Templo 3408
O Milagre de´Hanouccah 3622
Destruição do segundo Templo 3828
Redação da Mishnah aprox.4000
Redação do Talmud da Babilônia aprox.4260
Rabbanan Sebouraï 4260-4300
Gheonime 4349-4798
Rav Saadia Gaon 4642-4702
Rav Haï Gaon 4699-4798
Rabbi Issac Alfassi – Rif 4773-4863
Rabbi Salomon Its´haki – Rachi 4800-4865
Rabbi Jacob bem Meïr (Rabbenou Tam) um dos principais Autores dos Tossafoth 4860-4931
Rabbi Moché ben Maïmon – “ Rambam” ou Maïmonide 4954-5029
Rabbi Salomon ben Abraham ibn Adereth – “Rachba” 4995-5070
Rabbi Acher ben Ye´chiel – “Rache” aprox. 5010-5087
Rabbi Jacob (seu filho) “Baal Hatourime” aprox. 5029-5100
Rabbi Joseph Karo “Bal Hachoul´han Aroukh” 5248-5335